segunda-feira, 7 de junho de 2010

Lucros na Scottish Premier League

Scottish Premier League



A estratégia colectiva para a redução de dívidas e aumentar as receitas por parte dos clubes da Liga Escocesa (SPL), começa agora a dar frutos apesar de ter sido posta em prática durante a grave crise económica mundial. Os clubes da Liga Escocesa apresentaram no seu conjunto lucros no valor de £23 milhões (27 milhões de Euros), registando-se uma diminuição das dívidas relativas a empréstimos em 8 dos 12 clubes da liga, sendo que 2 saldaram definitivamente os seus empréstimos.


O único clube que apresentou perdas foi o Hearts e o clube com maiores gastos em termos de massa salarial foi o Celtic. No que diz respeito aos clubes mais frágeis financeira e desportivamente da liga, verificou-se que o Inverness e o Falkirk não apresentam dívidas enquanto o St.Mirren foi o clube mais rentável da SPL, em grande parte devido à venda do seu estádio por £9,2 milhões (10,8 milhões de Euros).

O Glasgow Rangers foi o único clube a registar um aumento na sua dívida, subindo na última temporada cerca de £5 milhões (5,8 milhões de Euros), no entanto o clube também apresentou um acréscimo nos seus resultados operacionais, devido à venda do jogador Alan Hutton para o Tottenham Hostpur.

Em termos gerais todos os clubes da Liga Escocesa aumentaram o número de adeptos nos seus estádios, com excepção apenas de 2 clubes que viram as suas assistências diminuir. Mas um dos factores mais importante deste aumento colectivo de lucros e diminuição de dívidas na SPL é o contrato de transmissão televisiva assinado com a Setanta, que dará à liga £13 milhões (15,2 milhões de Euros) por temporada. No entanto devido a problemas financeiros, a Setanta já falhou o pagamento de 3,5 milhões de Euros relativos à próxima época, sendo que este contrato que representa cerca de 30% da receita operacional da SPL, é de prever que os clubes pequenos voltem a ter problemas no próximo ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário