sexta-feira, 4 de junho de 2010

Fábio Luciano

(Biografia) Fábio Luciano


Fábio Luciano (nascido em Vinhedo em 29 de abril de 1975) é um ex-futebolista brasileiro, que foi zagueiro da Ponte Preta, Corinthians e notadamente do Flamengo.


Carreira
Fábio Luciano foi revelado na Ponte Preta, aonde começou a jogar profissionalmente em 1996. Zagueiro vigoroso, embora não fosse violento, logo demonstrou ser um grande desarmador de jogadas. Além disso, no Corínthians, clube que defendeu entre 2000-2001 e 2002-2003, também provou ter grande poder ofensivo, ao marcar vários gols com a camisa corinthiana.

Fábio Luciano teve uma rápida passagem pelo futebol gaúcho, em 2001, quando jogou pelo Internacional e foi treinado por Carlos Alberto Parreira. Posteriormente, Parreira e ele voltariam a trabalhar juntos no Corinthians.

Fábio Luciano ganhou seu primeiro título, como profissional, na conquista do Mundial de Clubes da FIFA de 2000, vencido pelo Corínthians. Em 2002, novamente pelo Corínthians, o zagueiro fez dupla com Scheidt, participando das conquistas do Torneio Rio-São Paulo e da Copa do Brasil. Um ano mais tarde, veio o título no Campeonato Paulista.

Em 2003, após a eliminação do Corínthians, na Libertadores da América, Fábio Luciano foi emprestado ao Fenerbahçe, da Turquia. Lá, ele continuou a marcar muitos gols de cabeça, tendo ajudado sua equipe na conquista de um bi-campeonato turco. Terminado o empréstimo ao Fenerbahçe, Luciano retornou ao Corínthians em 2006. Machucado, com uma lesão no púbis, não voltou a atuar e ficou recuperando-se até o ano seguinte.

Na temporada de 2007, Fábio Luciano estava na Alemanha, defendendo o modesto time do Köln, quando recebeu uma proposta do Flamengo. Juntou-se ao elenco rubro-negro na metade do Campeonato Brasileiro e, rapidamente, assumiu um papel de liderança no grupo. Aliás, sem dúvida alguma, acabou sendo um dos grandes responsáveis pela grande campanha rubro-negra naquele Brasileirão.

Após não ter certeza se iria continuar a jogar Futebol em 2009 já que pensava em se aposentar, resolveu continuar a defender o Flamengo por mais um tempo e assim fez no início de 2009 mantendo sua qualidade e o posto de xerife do time. No dia 3 de abril de 2009, anunciou que se retiraria do Futebol após o fim do Campeonato Carioca. Assim em seu último jogo levantou a sua última Taça e aposentou as chuteiras com a conquista do Campeonato Carioca 2009 com o Flamengo.

Sem comentários:

Enviar um comentário