sexta-feira, 4 de junho de 2010

Cristiano Ronaldo

Biografia de Cristiano Ronaldo



Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro (Santo António do Funchal, 5 de Fevereiro de 1985) é um futebolista português.


Ronaldo começou sua carreira nas categorias de base do Andorinha, em 1995 foi para o Nacional e seu sucesso com a equipa o levou a assinar com o Sporting duas temporadas depois. O talento precoce de C. Ronaldo chamou a atenção de Sir Alex Ferguson técnico e dirigente do Manchester United, em 2003 quando tinha apenas 18 anos de idade C. Ronaldo assinou um contrato com o clube inglês, que pagou cerca de £12,24 milhões ao Sporting. Já na temporada seguinte, C. Ronaldo ganhou seu primeiro título com o Manchester United, a Copa da Inglaterra, e chegou a final da UEFA Euro 2004 com Portugal, na qual ele marcou o seu primeiro gol internacional mas não evitou a surpreendente derrota para a Grécia.

Em 2008, C. Ronaldo conquistou sua primeira Liga dos Campeões com o Manchester United. Além de ter sido nomeado o Melhor jogador do mundo pela FIFPro e de Melhor jogador do mundo pela FIFA,além de tornar-se o primeiro jogador do Manchester United a ganhar a Ballon d'Or em 40 anos, após George Best.

Johan Cruijff, três vezes ganhador da Ballon d'Or, disse em uma entrevista, "Ronaldo é melhor do que George Best e Denis Law, que foram dois grandes e brilhantes jogadores na história do United."

Início de carreira

Aos 8 anos de idade jogou nas categorias de base do Andorinha. Em 1995, C. Ronaldo assinou com o um clube local o Nacional, após dois anos nas categorias de base do Nacional foi jogar nas categorias de base do Sporting devido a uma dívida do Nacional para com o Sporting, de 450 mil escudos.

Sporting

C. Ronaldo juntou-se aos outros jovens jogadores do Sporting e conseguiu tornar-se no único jogador a ter jogado no Sporting Sub-16, Sub-17, Sub-18, B, e na equipa principal, tudo numa só temporada. Ele marcou dois gols para o Sporting em sua estreia na equipa principal contra o Moreirense, defendeu pela primera vez Portugal no Campeonato Europeu Sub-17.

Quando C. Ronaldo tinha 15 anos, foi-lhe diagnosticado um problema no coração, uma condição que poderia tê-lo forçado a desistir de jogar futebol. O Sporting informou a mãe de C. Ronaldo do problema, a qual, ciente dos riscos, lhe deu autorização para ir ao hospital. Aí, foi submetido a uma operação na qual a área do coração que lhe estava a causar o problema foi cauterizada a laser. A cirurgia foi realizada no período da manhã e C. Ronaldo recebeu alta do hospital até o final da tarde, ao que retomou a equipe apenas alguns dias depois.

C. Ronaldo foi procurado primeiro pelo Arsenal, mas o técnico Arséne Wenger, não chegou a acordo com a direção do Sporting. No entanto, ele chamou à atenção de Sir Alex Ferguson técnico e dirigente do Manchester United, no verão de 2003, quando o Sporting derrotou o United por 3-1 na inauguração do estádio Alvalade XXI, em Lisboa. O desempenho de C. Ronaldo impressionou até os jogadores do Manchester United, que no vôo de volta a Inglaterra, teriam pedido a Sir Alex Ferguson a sua contratação para substituir David Beckham, que havia se transferido para o Real Madrid.

Manchester United

Cristiano Ronaldo jogando pelo Manchester United contra o Chelsea.O Manchester United o contratou em 2003, por 17,35 milhões de euros, e renovado no dia 13 de Abril de 2007 até o ano de 2012.

Mesmo jovem ganhou no Manchester United vários títulos invejáveis para qualquer jogador, como a Premier League 2006-07 e a Premier League 2007-08, a Liga dos Campeões 2007-2008, o Mundial de Clubes da FIFA de 2008, além de uma Copa da Inglaterra, duas Copa da Liga Inglesa e duas Supercopas da Inglaterra.

Mas no dia 5 de Junho de 2008, a Sky Sports informou que C. Ronaldo havia manifestado interesse em transferir-se para o Real Madrid. O Manchester United apresentou uma queixa de aliciamento do Real Madrid para a FIFA em 9 de Junho, mas a FIFA recusou a tomar qualquer ação sobre o caso após o Real Madrid negar publicamente. A especulação de que uma transferência que aconteceria continuou até 6 de Agosto, quando C. Ronaldo confirmou que ele iria permanecer no Manchester United, por pelo menos mais um ano. No entanto em Junho de 2009, o Manchester United anunciou a permissão de que o jogador e o Real Madrid discutissem pormenores de contrato, uma vez que tinha aceite a proposta de compra.

Real Madrid

Depois de muitas especulações, o Real Madrid chegou a acordo com o Manchester United para a transferência do melhor jogador do mundo em 2008, pela quantia anunciada de €94 milhões em 11 de junho de 2009.

O jogador torna-se deste modo a maior e a mais cara contratação do futebol mundial até o momento.

Sem comentários:

Enviar um comentário